quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DataTársis Informa: Na crise, corra pra Gibiteca!

Por Társis Salvatore

Em época de crise, fica difícil manter em dia a coleção de quadrinhos. Nem por isso você precisa deixar a leitura de lado. Alguns recorrem aos scans – uma prática nem sempre legal mas normalmente “sacal” de ler no computador.

Uma boa saída para contornar o problema são as Gibitecas. O melhor link que encontrei para uma pesquisa de endereços pelo Brasil está aqui.

Em São Paulo, temos a Gibiteca Henfil, uma alternativa gostosa e gratuita. Para quem não sabe ou não lembra, Henfil foi um dos maiores cartunistas do Brasil, colaborador do Pasquim no final da década de 70 com trabalhos de humor político, crítico e satírico, e personagens tipicamente brasileiros e malucos, como Os Fradinhos.

Em diversas cidades do estado e em outros estados também existem Gibitecas. Basta dar uma fuçada no grande oráculo do século XXI e encontrar a Gibiteca de sua cidade. Vale lembrar que algumas Bibliotecas possuem acervos de quadrinhos algumas vezes surpreendentes.

Aqui em São Paulo, a Gibiteca Henfil tem aproximadamente 75.000 gibis, entre álbuns, revistas e fanzines distribuídos por faixa etária, o que signfica que se você já for um “mestre” nerd, pode trazer seus filhos e compartilhar o nobre amor pelos HQs.

Isso sem falar das raridades, como publicações dos anos 50 e 60 das editoras EBAL, RGE e outras que, já aviso, estão disponíveis apenas para consulta.

Parte do acervo pode ser emprestada mediante matrícula, que é facílima: basta a apresentação de um documento original com foto e um comprovante recente de endereço. Se não quiser, não tem problema: o Centro Cultural Vergueiro, onde está localizada a Gibiteca Henfil, é um lugar excelente para cutir sua leitura.

Além do espaço em si, a Gibiteca se empenha em realizar eventos, como exposições, cursos de HQ, encontros (RPG e quadrinhos), atende o público leitor e pesquisadores, e tem espaço e estrutura para combinar um encontro com os amigos. Fica ao lado do Metrô Vergueiro, o que facilita a vida de quem anda pela cidade. Basta dar uma olhada na programação.

Alguns eventos da própria Gibiteca promovem encontros de fãs e profissionais dos quadrinhos, o princípio de todo quadrinista famoso. A Gibiteca é um ótimo lugar para curtir seu gibi, conhecer novos e antigos títulos, pesquisar, desencanar e até fazer um passeio.

E o melhor – tudo na faixa.

GIBITECA HENFIL
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Informações: (11) 3397-4090 ou pelo email
gibiteca@prefeitura.sp.gov.br
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 17h.
A entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br