terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Editora Abril resgata clássicos do Zé Carioca

Graças ao trabalho do editor Paulo Maffia, a partir deste mês a revistas Zé Carioca passa a publicar histórias raras das décadas de 1970 e 1980 e que ainda não havia sido reeditadas.

“Como grande parte do nosso publico é de 8 a 19 anos, são inéditas para toda uma geração”, conta Paulo.

A edição de fevereiro, por exemplo, traz a história Zé Carioca x Ricardinho, desenhada por Renato Canini – um dos artistas mais marcantes do personagem - e publicada pela primeira e única vez em 1976. No próximo mês sai outro clássico de Canini, Resultado Chutado, de 1973.

“Desde que eu assumi a publicação, há cinco anos, trabalho para que em cada edição exista uma historia de cada fase do papagaio, uma de cada grande artista que passou pela vida do Zé”, lembra o editor.

A recuperação destas HQs é um capítulo à parte. Paulo fica meses pesquisando nos arquivos de filmes da Abril para selecionar as histórias. Depois disso, o material é digitalizado e recolorido, as falas dos balões são refeitas e são aplicados os créditos originiais.

“A Abril já foi a maior produtora de historias Disney do mundo. Só do Zé Cariocoa são quase 40 anos de historias, então existe muito material nos nossos arquivos. Infelizmente, muita coisa se perde pela ação do tempo”.

A Abril deixou de produzir material nacional da Disney em 2000 e, hoje, as histórias inéditas vêm da Itália e da Dinamarca. Outra coisa bacana neste trabalho de recuperação que Paulo Maffia vem realizando é que estas histórias clássicas do Zé Carioca serão publicadas depois na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br