quarta-feira, 11 de março de 2009

DataTársis Informa: Um Multiverso chamado Biblioteca

Por Társis Salvatore

Sei que esse é um assunto complexo, cavernoso e por que não dizer... antipático?

Mas vou timidamente fazer um apelo para que cada um que ler e concordar com essas mal traçadas linhas seja um agente fomentador da ideia, uma semente lançada ao vento.

Já falei da Gibiteca Henfil e de como sou entusiasta das bibliotecas e gibitecas. São verdadeiros oásis de informação, lazer e cultura e, o melhor, tudo na faixa!

Infelizmente o Brasil desdenha destes espaços, o que é lamentável. Destina o mínimo de verba para esses locais. Graças a essa falta de incentivo e um histórico de ignorância, o brasileiro médio não tem gosto pela leitura e, consequentemente, uma nação que não lê, que não é bem informada, não é uma nação de verdade.

As pessoas não se dão conta do óbvio. A tarefa específica das bibliotecas consiste em adquirir, organizar, conservar e colocar o conteúdo intelectual à disposição do público independentemente do suporte (papel, gibis, CD, internet), para que possa ser localizado e utilizado.

Nenhuma outra instituição leva a cabo este trabalho moroso e sistemático. Na Sociedade da Informação, o conhecimento constitui o principal recurso e a informação, a matéria-prima mais importante.

Considerando que as bibliotecas e os serviços de informação têm um papel insubstituível em uma sociedade de informação, organizar o acesso ao conhecimento é fundamental para construir uma nação melhor por meio da leitura.

Minha luta como fã das bibliotecas, frequentador e militante da educação de qualidade, é fazer minha parte, indicar, falar, reclamar, avisar. O choro é livre, mas uma nação verdadeiramente livre só existe quando tem educação de qualidade.

E os quadrinhos cada vez mais fazem parte de uma elite educadora, principalmente pelo seu caráter de leitura descompromissada, uma forma de diversão leve e poderosa.

Pense nisso e adote essa idéia.

Incentive seus filhos a ler quadrinhos e livros, “perca” mais tempo lendo, inclusive nas bibliotecas/gibitecas. Não apenas para fazer trabalho de escola. Visite, conheça, participe da biblioteca mais próxima da sua casa.

Sei que os apelos do mundo multimídia são grandes e todo mundo os adora (eu principalmente). Mas lembre-se: tudo nasce da palavra é ela quem criou o mundo.

Feito esse discurso apaixonado, termino indicando uma visita à Gibiteca/Biblioteca Monteiro Lobato. Dona do maior acervo infanto-juvenil da cidade de São Paulo, a Monteiro Lobato tem cerca de 3.500 itens, entre gibis, álbuns, mangás, fanzines e RPGs, que compõem seu coleção novinha em folha.

O espaço também irá promover encontros e oficinas sobre quadrinhos, história e cultura.

SERVIÇO:
Gibiteca/Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro LobatoRua General Jardim, 485 - Vila Buarque - Centro
Telefone: 11 3256-4438
Atende de segunda a sábado das 10h às 17h e no domingo das 10h às 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br