quarta-feira, 15 de abril de 2009

Quadrinhos na revista Orixás

Por iniciativa de Alex Mir, editor da Tempestade Cerebral, a partir deste mês a revista Orixás, publicação bimestral da editora Minuano voltada para a Umbanda e o Candomblé, passa a publicar uma série com adaptações para os quadrinhos das lendas dos orixás, as divindades destas duas seitas.

A primeira história, com nove páginas, saiu publicada na edição 15, já nas bancas, e conta como Oxalá separou o céu da terra.

O roteiro é de Alex Mir, com o belo desenho de Caio Majado (Consequências) e cores de Omar Viñole (História do Brasil em Quadrinhos).

Alex Mir concedeu esta entrevista ao Papo de Quadrinho para contar como nasceu o projeto:

Como o convite de criar quadrinhos para a revista Orixás chegou até você?
Na verdade, fui eu quem me convidei (risos). Já conhecia a revista Orixás, pois a utilizava para pegar referências para uma história que estava escrevendo dos Defensores da Pátria, onde o Ogun interagia com outros orixás. Aí me veio a idéia de adaptar essas lendas para os quadrinhos. Fiz o roteiro, passei para o Caio desenhar e o Omar coloriu uma página de amostra. Mandei por e-mail para o editor da revista, que gostou da idéia e pediu a história já para esta edição.

Como foi escolhida a equipe criativa?
Eu já estava trabalhando com o Caio Majado na Defensores da Pátria 2. Fiz o convite a ele e ele aceitou. O fato de ele estar desenhando o Ogun na Defensores da Pátria facilitava bastante a linguagem que iríamos trabalhar nessas adaptações. Já o Omar, fazia tempo que eu queria trabalhar com ele. Além de ser muito profissional e talentoso, é um grande amigo. Foi uma coisa bem natural a reunião desse grupo.

Qual a intenção da editora em publicar as lendas dos orixás no formato de quadrinhos?
Facilitar o entedimento dessas lendas e atingir o público infanto-juvenil. A revista já tem um público, mas faltava algo que chamasse a atenção dos jovens.

Será uma série limitada?
É uma série ilimitada. Em toda edição teremos uma adaptação. A intenção é manter essa equipe por muito tempo.

Quais adaptações já estão programadas?
Para a edição 16 (junho), teremos a lenda de como Ogum se tornou orixá. A história já está sendo desenhada pelo Caio. Estou terminando o roteiro da edição 17, que terá Iemanjá como personagem principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br