terça-feira, 7 de abril de 2009

Turma do Xaxado vira projeto itinerante

Taí um exemplo de quadrinho nacional bem sucedido! Ao completar 10 anos de publicação, a Turma do Xaxado, criação do professor Antônio Cedraz, vai virar um projeto itinerante que estréia dia 21 de abril na Bienal do Livro da Bahia.

Na ocasião, será lançado um livro com mil tiras da turminha distribuídas em 215 páginas, com prefácio do escritor e jornalista Sérgio Matos e apresentação do também jornalista Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos.

Ao mesmo tempo, será organizada uma exposição de quadrinhos do Cedraz e de vários artistas do País, como Bira Dantas, Spacca, Sidney Falcão, Lailson de Holanda, Cau gómez, João Marcos, Lucas Lima e hector Salas.

“O Projeto Xaxado Itinerante é uma atividade cultural de fomento aos quadrinhos e a literatura nordestina, aliada a uma política de conscientização do uso destes produtos como ferramentas de educação de crianças e adolescentes”, diz Cedraz por release.

O projeto tem apoio institucional do Programa de Fomento à Cultura, do Fundo de Cultura do Governo da Bahia. Depois do lançamento na Bienal do Livro da Bahia, a exposição segue para Jacobina, Itaparica e escolas da capital e interior do Estado.

A Turma do Xaxado é publicada no formato de tiras em diversos jornais e sites, e também saiu em livros. Antônio Cedraz já ganhou cinco troféus HQMix e um Ângelo Agostini na categoria Mestre do Quadrinho Nacional.

Parabéns pela iniciativa, professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br