quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mais um livro distribuído indevidamente nas escolas de São Paulo

Há algo muito errado acontecendo na Secretaria de Educação do Estado...

A notícia só interessa aos leitores deste blog por sua relação com a polêmica de Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol, já que a bola da vez é o livro Poesia do Dia-Poetas de Hoje para Leitores de Agora.

Matéira publicada hoje no jornal Folha de São Paulo (link disponível apenas para assinantes do Uol e da Folha), assinada pelo repórter Fábio Takahashi, dá conta que mais um livro foi distribuído indevidamente a crianças da terceira série do ensino fundamental das escolas públicas de São Paulo.

Da mesma forma que em “Dez na Área...”, o problema, obviamente, não está no conteúdo, voltado para adolescentes de 13 anos, e sim na inadequação à faixa etária (crianças por volta de 9 anos).

Em menos de dez dias, é a segunda ocorrência denunciada pelo mesmo jornal (não estou contabilizando o livro de geografia que trazia dois “Paraguais” porque é um caso de erro de impressão e não de avaliação do conteúdo).

Um dos poemas de Poesia do Dia-Poetas de Hoje para Leitores de Agora, "Manual de Auto-Ajuda para Supervilões", emprega, ironicamente, passagens como "Tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto" e "Odeie. Assim, por esporte".

"Não é para crianças de nove anos. São várias ironias, que elas não entendem", disse o autor do poema, Joca Reiners Terron, à Folha.

Ao contrário de Dez na Área..., os 1.333 exemplares de Poesias do Dia... não serão recolhidos, apenas retirados das salas de aula e mantidos para consulta por alunos mais velhos.

A diretora da fundação da Secretaria de Educação responsável pela compra, Claudia Aratangy, diz que o programa de distribuição de livros pelo governo estadual “precisa de ajustes”. "Foi feita análise, mas algumas coisas passaram", declarou.

Sei...

Será que, de novo, o governador José Serra vai dizer que o livro é “um horror” ou admitir que horríveis são os critérios de seleção da sua secretaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br