quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O Corvo em Quadrinhos

Esta é a terceira adaptação do quadrinhista mineiro Luciano Irrthum para o clássico poema de Edgar Allan Poe.

As duas primeiras foram publicadas de forma independente, sendo uma delas ambientada numa favela carioca e tendo um urubu no lugar do corvo da história.

O Corvo em Quadrinhos, publicado pela editora Peirópolis, mantém a soberba tradução feita por Machado de Assis. A trama mostra um homem dominado por seus temores noturnos e consumido pela saudade de sua finada Lenora, A visita de um corvo, que repete incansavelmente a frase “nunca mais” (pelo menos, é assim que o protagonista o interpreta) só faz elevar o clima surreal.

A obra de Irrthum não deve ser lida como uma HQ convencional e sim como a transcrição do poema para outra linguagem.

Em algumas passagens, o texto de Machado é tão claro – ou tão obscuro – que o artista se limitou a representar iconicamente o que está escrito – um recurso que empobrece um pouco a narrativa.

O bom é que o traço “nervoso” de Irrthum consegue transmitir com bastante fidelidade o estado emocional alterado do protagonista.

Este poema de Poe já foi adaptado na série Classics Illustrated, da editora americana Berkley, em 1990, com arte de Gahan Wilson. Mas, como o próprio nome diz, é apenas uma história ilustrada e não uma história em quadrinhos.

O Corvo em Quadrinhos tem 48 páginas, capa e miolo coloridos, papel de qualidade e custa R$ 35,00. Vale dar uma conferida.

Os interessados em comprar a obra podem clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br